Embora a profissão de designer tenha surgido no século XX, o design gráfico teve o auge de sua exposição com a Revolução Industrial. Inicialmente, os comerciantes usavam as tarefas dos “artistas comerciais” que, por sua vez, eram os tipógrafos, letristas e retocadores.
O que significa design?
Design é o dom de perceber, desenvolver e apurar determinados produtos.
Ela vem do inglês design e significa desenho ou projeto. Um termo simples mas que traz consigo muitos detalhes e estudos.
Designer no Brasil
O ano de 1963 foi o marco inicial do design no Brasil, com a criação da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), primeira escola de design brasileira, o setor de design passou a ser ampliado: multiplicaram os escritórios e departamentos internos voltados para o design nas indústrias.
Apesar de a profissão ser comemorada somente em 05 de novembro (data de nascimento de um dos nomes mais importantes do design brasileiro, o pernambucano Aloísio Magalhães). A greve dos gráficos em 1923 fez com que o dia 07 de fevereiro fosse marcado como o dia "deles".
Pra que serve tudo isso? Cultura, história e criatividade! Foi assim que aprendemos na escola sobre aqueles fatos históricos, mas também foi através do design que aprendemos as formas e a juntá-las de forma que criasse um lindo desenho. Ao longo da vida se fez necessário aprender a apresentar e a promover produtos, serviços, marcas e até mesmo pessoas.
Em uma frase só, o papel do designer é:
identificar, informar, instruir, apresentar e promover.
Atualmente o design gráfico envolve mudanças, tendências e com a ajuda da tecnologia conseguimos criar nossas próprias tendências. Hoje estimasse que existam cerca de 20mil designer atuando em todo o país. Bora se juntar a eles (se este for o seu dom)?
Seja um mentorado da Atitude Infinita, acesse: www.atitudeinfinita.com.br
Comentários